quinta-feira, 8 de julho de 2010

Artistas "Gospels" x Adoradores

Hoje à tarde cheguei a uma conclusão sobre os cantores evangélicos do nosso país. Percebi que eles cobram até barato demais por suas apresentações artísticas; é isso mesmo que você ouviu; eles cobram muito barato para ir até sua cidade, e dar um verdadeiro show. 

Existe uma diferença muito grande entre cantores (artistas) evangélicos, e ministros de louvor. O que nós encontramos por ai, são artistas; cantores iguais aos cantores de musica secular; porém no segmento religioso. Assim como existem livros, filmes, camisetas com frases diversas e canais de TV não evangélicos; existe uma versão religiosa para tudo isso, inclusive na música. 

O Brasil está cheio de artistas talentosíssimos, tanto na música secular, como na religiosa; por que não valorizar os artistas religiosos tanto quanto se valorizam os outros artistas? A grande maioria dos cantores evangélicos não deixam nada a desejar, se comparado aos não evangélicos. 

Pense comigo; no Brasil 25% da população é evangélica; um CD de música gospel custa em média 20,00 reais, enquanto um de música secular custa em torno de 32,00 reais. Um bom artista secular cobra em média 80 mil reais de cachê, enquanto um artista evangélico cobra em média 30 mil reais. Se o Brasil fosse um país com um percentual de 75 a 80% de evangélicos, a cobrança seria invertida; venderia-se um CD religioso por 32,00, enquanto um de música secular custaria 20,00; e os valores de cachê se inverteriam da mesma forma, e isso é obvio; afinal a grande maioria seria consumidora de artigos religiosos. 

Então, nada mais justo que um “artista” evangélico cobrar um valor, que para nós parece alto demais; afinal artistas são artistas, e custam caro. Nós não achamos caro o valor do cachê de uma Cantora como a Ivete Sangalo, que deve girar em torno de uns 200 mil. Mas, quase damos a luz ao saber o valor do cachê de uma cantora como a Fernanda Brum, que se comparado ao de uma Ivete, parece de graça; e olha que pra mim ela canta muito mais que a Ivete. 

Agora que você já deve estar escandalizado comigo! Volto a repetir: existe uma grande diferença entre artistas e ministros de louvor; entre cantores e adoradores. Cantores cobram; enquanto os adoradores adoram de graça, em espírito e em verdade; e somente por gratidão. Artistas cobram; enquanto os ministros de louvor repartem de graça, aquilo que de graça também receberam. 

Então não me venham dizer que são adoradores ou ministros do Senhor; nem digam que estão cumprindo um chamado de Deus. Afinal os discípulos não cobravam para fazer a obra e cumprir o chamado de Deus; não exigiam “jumentinhos aéreos da Gol”, e muito menos seguranças. 

Como artistas vocês merecem o seu devido valor, e desempenham muito bem a suas funções; mas como ministros, ainda precisam deixar de hipocrisia. 

Manoel Lopes

7 comentários:

  1. O post é bacana, é uma visão diferente, o problema é que não são artistas, e sim "ministros", porquê nas entremúsicas, eles ministram sobre Cristo, vitória, salvação, etc, ou seja, são ministros e não artistas. Dai o problema que vemos hoje, cobram para dar o que receberam de graça, querem viver aqui passando na porta larga, com dinheiro no bolso; até se o dinheiro fosse reinvestido na obra; mas pelo visto é só carrão, casona, etc.

    E pior, dizem ainda que as músicas que cantam são inspiradas pelo Espírito Santo, e tomam o direito autoral para si, não é estranho?, se foi o ES que inspirou, o direito autoral é de quem quer cantar, unicamente dele, ele não daria uma letra de música para alguém tomar para si e fazer dinheiro. Então, se cobram pelo que o ES os deu, pode ter certeza, não foi o ES que deu.

    ResponderExcluir
  2. Não entraria nessa questão de preço, afinal isso é coisa de mercado, não necessariamente de qualidade. Na verdade se for pensar na qualidade muitos artistas gospel e seculares colocam preço mais no valor que a divulgação que a mídias lhes concederam que na qualidade musical propriamente dita. Qualquer um que vende alguns cds já é chamado de "artista" e se o povão gosta é classificado como bom. Fico indignada como estudante de arte e música.
    Quanto à questão artista/ministro acho que o que acontece é uma tentativa de fusão dos dois, e acaba não existindo nenhum. O cantor quer viver do seu talento/trabalho, logo cobra para a realização do mesmo, mas não se contenta em ser apenas um artista. Apela para a crença das pessoas, e quer ser conhecido como um cantor ungido, que tem músicas inspiradas por Deus como o Wagner disse aí, mas não se contenta em viver como um ministro "simplesmente".
    Pra mim, o que acontece na maioria dos shows é um apelo emocional. No meio das músicas eles vem com essas ministrações. Psicologicamente a música é um elemento que facilita a sensibilidade. O "quebrantamento" flui de forma mais fácil. O ambiente musical facilita a reflexão e blá blá blá.

    ResponderExcluir
  3. lembrando que inspiriração é diferente de composição; quem compõe tem direitos, quem inspira não tem, se fosse assim muitos cantores teriam que pagar direitos as suas amadas que o abandonaram rsrs, e os levaram a se inspirar para cantar certas músicas chatas

    ResponderExcluir
  4. Parabés por esse artigo! Concordo Plenamente com você! E discordo de comentarios a baixo!
    Exemplo: Roberto Carlos canta múscias que falam de Jeusus, nem por isso é um ministro, ele é um artista! Mto bom o artigo

    Outro assunto que creio que a igreja peca é o seguinte: " Se um musico secular se converte, ele nao pode mais tocar musica secular!
    Na minha opiniao, nem todo que é musico é ministro! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Teve um show secular em minha cidade nesses dias atrás! Foi incrivel, como a cidade se mobilizou, ingresso custava 25 reais! Houve mtos tecnicos e profissionais que trabalharam para realização do evento! Enfim... o povo saiu mto satisfeito! GAstou-se mto dinheiro!

    E na proxima semana vai ter um evento gospel na cidade para os jovens, vai ser de graça, a prefeitura liberou uns 5 mil reais para o evento, com certeza, vai ser o pior som, a pior tecnica, e nao será com os melhores profissionais!

    PERGUNTO! QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS????????

    A direrença é que o Show secular vai ser mil vezes melhor! E como crente confesso. Prefiro pagar para ver algo de qualidade!

    ResponderExcluir
  6. olá, Manel
    gostei mto do teu blog quero ver com clama depois
    mto massa, e fera tbm!!!

    depois eu volto rs
    abço gde

    ResponderExcluir
  7. O problema é qdo o artista antes de se Converter, cantava músicas profanas e cheias de malícia; e depois se converte, e continua cantando; algo tipo aviões do forró; ou como o Rodolfo ex-Raimundos q outro dia tava cantando "$#@*& na manivela"

    quanto ao show gospel, sabemos que a maioria das pessoas Não tem nenhuma simpatia por evangélicos...

    amanhã as 20:00 tem Nani Azevedo aki e tão passando uma magrela pra suprir os gastos.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO, SERÃO BEM VINDOS. EU NÃO PUBLICO CRITICAS DE ANÔNIMOS; ACEITO OS ELOGIOS E TAMBÉM AS CRÍTICAS; MAS PEÇO QUE TENHA A DESCÊNCIA DE COLOCAR O NOME.

Related Posts with Thumbnails