segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Deus também é Deus dos caídos.


Nós cristãos, somos advertidos pelo Apóstolo Paulo no livro de I Coríntios, sobre algo que muitas vezes pensamos estar livres de nos acontecer, Paulo disse: “aquele, pois, que pensa estar de pé, olhe não caia”. Quando leio este versículo, relembro o início da minha trajetória cristã, foram tropeços, e muitos por sinal, e consequentemente quedas. Mas a vida cristã é assim mesmo, um verdadeiro cai e levanta; e pela fidelidade do Senhor, todas as vezes que estive caído, Ele me levantou segundo sua palavra fiel.
          Quando o crente se encontra caído, ele percebe dois tipos de pessoas em seu caminho, existem aquelas que estendem as mãos, demonstrando o mesmo amor e misericórdia que o Senhor teve para conosco, elas os compreendem, se preocupam, oram, ajudam e servem de apoio. Existe também, o grupo maior de pessoas, as que passam pelo caminho dos que estão caídos e pisam em suas cabeças com palavras como: “eu já sabia”, ou, “não tem jeito com isso”, “ele(a) não quer nada com Deus”; você cristão, que está lendo agora, já deve ter ouvido algumas dessas frases; geralmente são ditas por pessoas que em seus corações não há misericórdia, não conhecem o amor paciente e perdoador de Cristo.
          A pergunta que se faz é: qual o grupo que nós pertencemos? Ao grupo de fariseus inerrantes, que julgam, condenam, e lançam diretamente no inferno aquele que está sem forças, ou ao grupo de irmãos que aprenderam com Cristo a amar e perdoar o nosso irmão que está prostrado? Paulo disse: “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.” Rm 14.1, e ele diz mais: “Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos” Rm 15.1.
Irmãos, escrevo isto, para que você entenda algo muito importante; quando Paulo disse em I Co 10.12 “aquele pois, que pensa estar de pé, cuide não caia”, Paulo nos adverte sobre uma coisa: todos nós estamos sujeitos a cair, seja aquele que sente fraco, ou aquele que se acha forte. Você, eu, pastores, outros homens de Deus, devemos olhar para aqueles que estão caídos, com o mesmo olhar misericordioso que Jesus nos olhou quando estávamos caídos, pois a bíblia diz em Mt 7.1 que com a mesma medida que julgarmos, seremos julgados. Imagine se O Senhor for tão intolerante e iracundo conosco, do mesmo modo que muitas vezes nós somos com o nosso irmão?
          Irmãos, que nós possamos aprender a ser mais tolerantes, misericordiosos, mais ajudadores, sabendo que o mesmo chão que o nosso irmão se encontra caído, poderá ser o nosso leito, caso o Senhor retire a sua misericórdia de nós. Lembre-se, Deus também é Deus dos caídos, pois Ele os ama e os põe de pé.

Manoel Lopes.

2 comentários:

  1. Muitas vezes o que falta é amor, paciencia e tolerancia, um dia nós também já passamnos por situações assim de cair e precisar de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Tenho aprendido sobre a palavra com você em seu blog.Obrigado, Abraço léo do peixe (pirapora)

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO, SERÃO BEM VINDOS. EU NÃO PUBLICO CRITICAS DE ANÔNIMOS; ACEITO OS ELOGIOS E TAMBÉM AS CRÍTICAS; MAS PEÇO QUE TENHA A DESCÊNCIA DE COLOCAR O NOME.

Related Posts with Thumbnails