terça-feira, 24 de agosto de 2010

Algumas considerações sobre o louvor nas igrejas?

O que eu vou escrever, é simplesmente algo que eu venho observando depois de alguns anos como ministro de louvor; claro que isso não se aplica em regra geral a todos os ministros, louvoristas, e igrejas, afinal, existem exceções. Vejam algumas situações terríveis, que causam transtornos quando são praticadas.

Quando há competição entre integrantes do ministério de louvor; essa prática é muito comum; há alguns que sobem no altar (púlpito) de uma igreja com um sentimento de competição; trocam a adoração a Deus, pela tentativa de provar ser melhor que o outro. O louvor deixa de ser agradável a Deus e se torna um período de disputa entre candidatos a artistas. 

Pasmem, mas existem integrantes de ministério de louvor, que se recusam a repassar cifras dos louvores cantados por eles, temendo que os outros cantem as mesmas músicas. A competição gera um egoísmo tremendo no meio daqueles que deveriam trabalhar juntos em prol do reino de Deus. 

Deus não nos chamou para competir, e sim para louvar o nome Dele juntamente com todos os santos na congregação; o altar não é um local de disputas, mas, sim um lugar sagrado de adoração ao Senhor. 

Quando o louvor deixa de ser direcionado a Deus e passa a ser para a congregação; a palavra “louvar” significa, Dirigir louvor a; elogiar, gabar, Exaltar, enaltecer, glorificar, Confirmar com elogio; aprovar; aplaudir, bendizer. 

O louvor ao Senhor deve estar continuamente nos nossos lábios, ou seja, em todo e qualquer lugar, nós devemos adorar ao nosso Deus. Porém é muito comum durante o período de louvor na congregação, os ministrantes cantarem cânticos, a fim de agradar à congregação, e se esquecerem de bendizer a Deus. O ministrante passa a ministrar o louvor para o público quando esse deveria ser direcionado a Deus. 

Se louvar é bendizer, elogiar, exaltar e glorificar; isso então é o que devemos fazer quando estivermos ministrando. As nossas palavras devem ser de elogio e exaltação ao Senhor; os cânticos devem ser dirigidos a Deus, com palavras de gratidão e louvor ao único que é digno de toda honra e toda glória. 

Quando os ministrantes elegem dias prediletos para suas apresentações na Igreja; esse talvez seja um dos problemas mais comuns no meio dos ministérios de louvor; repare que domingo à noite, todos os louvoristas estão na igreja bonitinhos e arrumadinhos; fazem fila para cantar e dá até briga. E quando a igreja tem a visita de algum pastor importante de fora então; todos querem mostrar que são adoradores. 

Mas infelizmente nos cultos no meio da semana a história é diferente; os adoradores desaparecem. Será que Deus merece ser adorado só nos fins de semana e em festividades na igreja. A verdade é que muitos querem mesmo é aparecer ao invés de adorar a Deus.

Outra situação terrível é; louvar ao Senhor de maneira desleixada e descompromissada; se tem algo que entristece a Deus, é que alguém faça a sua obra de maneira desleixada. E infelizmente muitos louvoristas sejam eles cantores, ou instrumentistas, têm vivido uma vida descompromissada com o ministério, com a igreja e com Deus. Muitos são insubmissos aos líderes; não honram com seus compromissos com horário e freqüência nos cultos, trazendo um enorme desgosto aos que exercem liderança sobre suas vidas. 

Se for fazer algo para Deus, faça de boa vontade, sabendo que seu trabalho não será em vão. Se for subir no altar para adorar a Deus; o adore da melhor maneira possível; mas não o faça de qualquer maneira como por obrigação, pois disso Deus não se agrada; mas exerça o ministério com alegria, gratidão e comprometimento. 

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forçasEc. 9:10a.

E pra finalizar; sentimento conjunto de superioridade sobre outros ministérios; este é o decreto da derrota de qualquer ministério seja ele de louvor, da palavra, de profeta; ou melhor, esse é o decreto de derrota para qualquer pessoa; a soberba, esta precede a queda. 

Que este sentimento deixe os corações de alguns ministros de louvor. Que não se achem mais habilidosos e nem mais cheios do espírito santo do que ninguém. O Senhor merece ser louvado e adorado de todo coração, e de toda a nossa alma; e para isso nós, seres humanos, fomos chamados. 

Que todos nós, ministros da casa do Deus; possamos ser os verdadeiros adoradores; os quais o Senhor tem procurado. 

Manoel Lopes

8 comentários:

  1. concordo os palcos das igrejas estao virando um verdadeiro chou de calouro lembrando que Deus não da a honrra dele a ninguem ATE MESMO PORQUE Deus e Deus sem vc e vc sem Deus não e nada mas ele conta com vc pra ser adorado serta vez um musico subiu ao altar com os melhores instrumentos começou a cantar e tocar mas nada aconteceu ai venho uma senhora simples cantando toda desafinada a gloria de Deus baixou naquele lugar o musico todo preocupado disse em seu pensamento eu fiz tudo bonito mas nada aconteceu enquanto essa senhora nao fez nada {para ele! porque para Deus ela fez muito sua verdadeira adoração} Deus o chamou e disse se vc quer ser um grande adorador me adore no seu quarto porque eu não preciso de plateia para ser adorado e sim do louvor que sai da alma e assim o homem fez adorou a Deus por varios dias em seu quarto ali ele descobriu que Deus e simples e começou a abençoar a vida daquele homem sem medidas porque a honrra e gloria e do senhor Jesus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso Manoel, é isso mesmo, falou tudo ai, parabens ficou excelente.... faço das suas palavras as minhas, q Deus continue te usando

    ResponderExcluir
  3. eu concordo plenamente com você, mas tb não posso deixar de registrar que inveja, ciúmes e competição faz parte da nossa característica humana. O que importa em tudo isso é como nos portamos diante de tais sentimentos e o quanto nos entregamos a Deus em arrependimento genuíno permitindo que ele trabalhe em nosso caráter.
    Agora " concretizar " o pecado - e se acostumar com ele é Inadimissível. Como a presença de Deus poderá se manifestar em meio a tanta competição???

    ResponderExcluir
  4. Olha... sobre essa de "competição"... chega a ser um caso lamentável mesmo...
    sinto pena...
    a Igreja e o ministerio dos levitas não deveria ser alvo de competição.

    ResponderExcluir
  5. Sim é verdade..Que o Senhor possa guardar o meu coração de tais coisas, quero a cada dia exaltar a Deus através do meu Louvor. A Paz a todos em Nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Dando continuidade a esse assunto muito importante.
    Não quero generalizar, cada caso é um caso, alguns músicos de Igreja e como jogador de futebol,vai para onde alguém oferece mais!
    Pelas minhas andanças, vejo o seguinte: o musico (obreiro) sai de uma Igreja, e no dia seguinte já está ministrando em outra,isso é fato!
    A pessoa tem que ter um tempo de comunhão e aprendizado, determinado pelo Espírito Santo, para entender a visão da liderança, e só assim ela escolher se vai entrar no grupo e obedecer a visão de seu líder ou ir para outra denominação.
    Falo por experiência!
    O grupo de louvor, tem que ministrar conforme a visão, que seu líder recebeu de Deus.
    Não conforme as dez mais, das paradas musicais.
    Alguns ministros de louvor, só querem cantar musicas que estão em primeiro lugar nas paradas gospel, ou o que toca em todas as Igrejas, não levando em conta que, isso é só propaganda para vender mais.
    Por causa da falta de discernimento, muitos não prestam a atenção no que estão cantando,
    Não analisam a letra da musica, e se baseiam somente na harmonia musical que é linda e maravilhosa.
    E sabe o que acontece?
    O Pastor prega fé, o louvor canta incredulidade, e a Igreja fica sem entender nada rsrs.
    Há louvores que eu só canto em casa e na Igreja.
    Há louvores que eu só canto na hora de evangelizar.
    Há louvores que eu não canto em nenhum lugar!
    Ex:Hoje eu não tenho coragem de cantar letras como:eu sou pobre, cego e nu e nada tenho para oferecer ao meu Deus.
    Porque eu sou, o que a Bíblia diz que sou: 1 Pedro 2.9-10 “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia.”
    Nós éramos pobres,cegos e nus, mas agora não somos mais!
    Não quero ser soberbo, só estou dizendo o que o nosso Deus diz de nós, aleluias!!!
    Temos que confessar a Palavra com a boca (também em forma de louvores), e crer com o coração; isto é, a palavra da fé que pregamos, Rm 10:8-9.
    E se eu for em algum lugar, e cantar essas musicas que eu não canto?
    apenas fecho os olhos, e fico orando em línguas comigo mesmo e com Deus 1 Co 14:28.
    Muitos de nós Pastores, em troca de uma bela harmonia musical, ficamos nas mãos de grupinhos de louvor que querem dominar toda a Igreja, grupinhos que fazem seus pastores de fantoches; meus queridos amigos e irmãos, em alguns lugares, nós vemos um louvor “perfeito” para o homem, mas para Deus é só Barulho!
    1 Co 13.1 Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.
    O sino faz barulho em um compasso harmônico, e seu barulho vai longe, mas o sino é oco por dentro.
    Deus sabe o que se passa dentro de cada coração humano!
    Louvor a Deus, não é somente ter informações sobre Ele, é ter intimidade com Ele, é conhece-lo como Ele é!
    Louvor a Deus não está limitado á musica,como muitos pensam, a musica é apenas uma parte da vida que fomos chamados a viver.
    Vamos louvar,celebrar,glorificar,cantar louvores,agradecer a Deus vamos dar ações de graças a Ele!
    Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
    Romanos 12.1
    Esse assunto é amplo,e, não quero pegar mais espaço nesse blog abençoado!
    Mais detalhes entrem em contado, vou nas Igrejas falar sobre esse assunto e outros
    Só cobro a apostila, que é barata!
    Pr:Marcos Eloy

    ResponderExcluir
  7. sem problemas!! é muito bom quando alguem expressa suas opiniões

    ResponderExcluir
  8. A grande questão em torno deste assunto é a motivação. Infelizmente, pelo que temos visto, a motivação, na maioria dos casos, não está em agradar o coração de Deus, mas satisfaermos o nosso ego. Desta maneira temos presenciado cultos sem vida e sem a presença manifesta de Deus. Nosso foco deve ser Ele... Quem deve aparecer é Ele...Que possamos humildemente oferecer a Ele a Adoração que Ele merece...Corações quebrantados, vida no Seu Altar, e excelência em tudo que intentarmos fazer...

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO, SERÃO BEM VINDOS. EU NÃO PUBLICO CRITICAS DE ANÔNIMOS; ACEITO OS ELOGIOS E TAMBÉM AS CRÍTICAS; MAS PEÇO QUE TENHA A DESCÊNCIA DE COLOCAR O NOME.

Related Posts with Thumbnails